menta

Você está em:

Empresa

Nasce uma grande empresa

No ano de 1950 nasce a IRMÃOS MENTA uma iniciativa do empresário PEDRO LEOPOLDINO MENTA e seus irmãos, quando fundaram na cidade de CAJURU-SP, a pequena oficina e metalúrgica.

Na verdade, PEDRO começou a desenvolver seus projetos aos 10 anos, época em que trabalhou na fabricação de engenhos de aguardente e de rapadura, negócio próspero da ocasião. Ele promovia reparos e oferecia assistência técnica às máquinas e implementos nacionais e importados, quando desenvolveu seus primeiros projetos a fim de superar as deficiências dos equipamentos, ainda na pequena fundição do pai. Percebeu então que poderia criar dispositivos mecânicos que melhorassem o desempenho operacional e até hoje é o principal projetista.

A empresa IRMAOS MENTA estava voltada para a fabricação de máquinas agrícola para alimentação bovina. Ainda na década de 60, a IRMAOS MENTA lança os primeiros trituradores de ração seca e picadores de ração verde como a cana-de-açúcar e capim napier, que rapidamente conquistaram o mercado, devido ao desempenho e robustez.

Na década de 70, a IRMAOS MENTA mudou o poder acionário para o Sr. PEDRO MENTA, e seus filhos ,mudando a razão social para MENTA MIT MAQUINAS AGRICOLAS LTDA, Neste mesmo ano foram lançadas as ensiladeiras conhecidas como MENTA

Depois, na década de 80, surge um lançamento campeão de vendas — A ensiladeira CONFIMENTA 600 com alimentação por esteiras de borracha, que proporciona alta capacidade de produção no preparo de forragens para bovinos, com uniformidade do particulado da ração.

O Plano Cruzado de 1986 estabiliza a economia nacional, surgem os grandes confinamentos e intensifica-se a criação de gado de corte. A MENTA MIT, mais uma vez, atenta ao mercado, desenvolve uma nova linha de colhedoras de forragens tracionadas por trator, com tecnologia 100% nacional, que confere à empresa, diversos prêmios, devido ao desempenho e produtividade que oferecem.

Depois de mais de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento no ano de 2000, foi lançada a COLHIMENTA 2000 que foi considerada a melhor colhedora de cana-de-açúcar para trato animal e recebe o PREMIO GERDAU — MELHORES DA TERRA, Menção Honrosa e neste mesmo ano são lançadas as ensiladeiras MENTA SUPER, nas versões 15T, 20T e 40T. No ano seguinte, visando melhorias, foi lançada a COLHIMENTA 3000, reconhecida como a melhor máquina do ano de 2001 recebendo o PREMIO GERDAU - MELHORES DA TERRA TROFÉU DESTAQUE ¨OURO ¨

No ano de 2003 a MENTA mais uma vez sai na frente em tecnologia e inovação. Lança a PREMIUM DOBLO; primeira e unica colhedeira de forragens com acionamento por caixas de transmissão e cardã agregando desempenho, economia e confiabilidade ao mercado de forrageiras. A robustes e performance desse equipamento são complementadas por sua versatilidade. Com uma simples troca de plataforma pode se optar por colher cana-de-açúcar, milho e sorgo em uma linha (plataforma FC1), milho e sorgo em duas linhas (plataforma FM2 ) ou capim plantado em área total (plataforma PMC). O grande sucesso da PREMIUM DOBLO resultou em um trabalho evolutivo que deu origem a PREMIUM FLEX com novos melhoramentos e tecnologia reconhecida nacionalmente e internacionalmente como a mais resistente, produtiva, robusta e com menor custo de manutenção do mercado de forrageiras.

Em 2004 após muitos estudos e pesquisas foi lançada a COLHIFLEX, uma colhedora de alta capacidade produtiva na colheta de cana de acucar para a alimentação de bovinos . Essa máquina possui uma flexibilidade de três tipos de plataformas: Modelo MFC1 para colher cana-de-açúcar, capim napier, cana bioenergia, plataforma MFM2 para colher milho e sorgo em 2 linhas e a plataforma PMC 1400 que colhe capim plantado em área total.

Após anos de pesquisa, em 2008 foi lançada a COLHIMENTA CM-20, uma máquina tracionado por um trator a partir de 110CV, para colher cana-de-açúcar em toletes destinado a produção de açúcar, etanol e bioenergia. Sendo a primeira e única máquina não automotriz do segmento.

Sempre com sua preocupação voltada à qualidade e à tecnologia, reúne equipamentos, processos de última geração e profissionais altamente qualificados para a produção das melhores máquinas do mercado.

A MENTA conta atualmente com aproximadamente 100 colaboradores em seu parque fabril localizado em Cajuru-SP e com mais de 60 indiretos para atender o mercado nacional e internacional exportando para mais de 30 países.

missão

A missão da menta é fabricar máquinas de qualidade para processar material orgânico, contribuindo para a evolução sustentável do agronegócio e a produção de alimentos mais baratos para a humanidade.

atuação

Reconhecendo a preocupação mundial quanto à produção de alimentos, principalmente de proteínas, bem como a preocupação com o meio ambiente, a MENTA além de oferecer seus equipamentos a todo território nacional, exporta para toda a América Latina, Africa, Ásia e alguns países na Europa.

filosofia

Criar Máquinas que não se pareçam com nenhuma outra.

Galeria

Conheça mais nossa história através das imagens abaixo. Basta clicar para ampliá-las:


Rua Barão do Rio Branco, 575 . C.P.: 08 . CEP 14240-000 . Cajuru, SP . Brasil . Tel.: 16 3667-9600
© 2011 - Menta Máquinas Agrícolas - Todos os direitos Reservados

atual interativa